domingo, 10 de maio de 2015

Análise Fundamentalista em RPPS´s

   
 Na análise das demonstrações contábeis dos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS o comportamento dos números ao longo do tempo é observado através de indicadores específicos, afim de trazer informações sobre a solvência do instituto.

  A análise fundamentalista contribui com gestão dos RPPS´s nesse propósito. Contudo a gestão precisa ter um bom domínio desses indicadores para que torne a situação financeira do instituto saudável. Segue abaixo quais os indicadores específicos para RPPS´s que os gestores devem ter em mãos para tomadas de decisões financeiras.






ÍNDICE DE EXECUÇÃO DA RECEITA

    Permite demonstrar se há excesso ou falta de arrecadação de receita, ao confrontar as receitas executadas com as orçadas o gestor pode ter uma visão geral se a arrecadação prevista está de acordo com a receita executada.


ÍNDICE EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO

    O índice vai informar se há uma situação em que o gestor irá deixar créditos em aberto, uma situação de superavit ou uma situação de equilíbrio.

   Para mensurar o índice encontra-se o quociente entre despesa orçada sobre receita prevista. Na situação de créditos em aberto a gestão estará alongando o perfil dos créditos adicionais que podem ser amortizadas com o excedente da arrecadação, se houver, ou redução da despesa executada ao longo do exercício.

ÍNDICE DE COBERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS

   Esse indicador é formulado com o quociente entre despesa executada com a orçada, quando em equilíbrio significará que o excedente de arrecadação é igual ao créditos em aberto adicionais, se esse quociente for menor que 1 há cobertura do excedente de arrecadação se maior que 1 não há utilização do excedente. 

ÍNDICE DE RESULTADO ORÇAMENTÁRIO

    É  resultado do exercício traduzido no índice, o gestor deve confrontar a recita executada com as despesas executadas. No caso da ocorrência de um superavit tende a ser provocado por  operações de crédito de financiamentos e/ou empréstimos. No caso da ocorrência de um deficit irá provocar uma alteração na despesa fixada e/ou receita orçamentaria.

     Em regra a situação de deficit orçamentário é uma situação normalmente vista.


ÍNDICE DE EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

    O gestor prever uma situação de deficit ou superavit na movimentação financeira e execução através do quociente entre receita orçada e despesa orçada. Quanto maior o deficit maior previsto maior serão as chances do alongamento de créditos adicionais.  

ÍNDICE FINANCEIRO REAL DA EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

    Mostra ao gestor como a execução das movimentações orçamentarias e financeiras  estão. Este indicador pode ser encontrado com o quociente entre receita orçada e despesa orçada realizada ou paga, se menor que 1 apresenta-se com deficit na execução e superavit no caso contrário.

    Esse são os índices mais específicos para os RPPS´s, contudo ainda existem outros índices apropriados para os institutos como podem ver a seguir:

ÍNDICE DE EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA CORRENTE

       É o quociente entre receita e despesa correntes, acima de 1 um configura-se um superavit corrente em caso contrário deficit corrente e igual a 1 equilíbrio. Este indicador vai informar o quanto o instituto poderá honrar naquele exercício das despesas.

ÍNDICE DE EXECUÇÃO ORÇAMENTARIAS DE CAPITAL

    É o quociente entre receita de capital e despesa de capital. Também segue o mesmo perfil da execução orçamentaria corrente. Contudo a situação de deficit é considerada normal, uma vez que representará a utilização da receita corrente para cobertura de capital.

ÍNDICE DE SITUAÇÃO FINANCEIRA

    É o ativo financeiro pelo passivo financeiro, no caso de superavit o gestor terá em mãos recurso para cobrir abertura de créditos adicionais.

    Dentre esse e não menos importante também cabe observar quais dos índices de endividamento, rentabilidade e liquidez são pertinentes ao instituto, além de acompanhar a evolução horizontal.

   A interpretação dessas informações bem como sua utilização requer do gestor um bom conhecimento e perícia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário